O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ampliou o limite de crédito do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para R$ 1,007 bilhão, o que significa um aumento de 100% sobre os R$ 503,8 milhões vigentes até agora.

continua após a publicidade

A decisão foi tomada em reunião da diretoria da instituição, no Rio de Janeiro, realizada na última semana, e comunicada sexta-feira (8) à instituição controlada pelos três Estados da Região Sul.

O novo valor amplia as possibilidades de atuação no fomento ao desenvolvimento econômico, através de financiamentos de longo prazo, principalmente para micro, pequenas e médias empresas. O montante anterior havia sido fixado em janeiro deste ano.

?Este é o maior limite até hoje estipulado pelo BNDES para o BRDE, o que demonstra a higidez institucional e financeira do banco, sua credibilidade como agente financeiro?, afirmam Amadeu Geara e Carlos Marés , diretores da instituição no Paraná.

continua após a publicidade

O BRDE foi primeiro agente credenciado a operar linhas de crédito do BNDES no país. A parceria está completando 40 anos em 2005. ?O novo limite amplia as perspectivas de atuação do banco. Isso somente foi possível em razão do consecutivo aumento do capital do BRDE nos últimos exercícios?, completam os diretores.