O paulistano que pensou que andar a pé seria a solução para enfrentar o caos no trânsito por causa da visita do presidente dos EUA, George W. Bush, à cidade pode mudar de plano. O esquema de segurança montado pelo Exército prevê que até o tráfego de pedestres será fechado em algumas das vias de São Paulo. O Comando Militar do Sudeste informou ontem que será necessário fechar completamente algumas ruas da cidade, mas não divulgou quais.

continua após a publicidade

Em outras vias, somente veículos serão proibidos de passar. Haverá ainda aquelas que terão apenas uma ou algumas faixas interditadas. O itinerário da comitiva de 60 carros do presidente Bush, que chega hoje ao Brasil, ainda é guardado a sete chaves pelo Exército.

A segurança do presidente dos Estados Unidos preocupa tanto que levou o Exército brasileiro a criar um órgão especialmente para coordenar todas as ações necessárias em São Paulo. Trata-se do Comando de Operações de Segurança Integrada (Cosi).

Do Cosi vão participar homens de todos os órgãos públicos empenhados no esquema: a Polícia Federal, as Polícias Civil e Militar de São Paulo, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Civil Metropolitana, o Corpo de Bombeiros e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

continua após a publicidade

O objetivo é unificar os esforços e garantir agilidade para enfrentar eventuais contratempos ou possíveis ameaças. O general-de-divisão João Carlos Vilela, da 2ª Divisão de Exército comandará o Cosi, que passa a funcionar a partir das 10 horas de hoje.