O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse nesta quarta-feira (28) e que pela política de rodízio para as sedes da Copa do Mundo, a edição de 2018 deveria ser disputada em um país da Concacaf.
"O Comitê Executivo (da Fifa) deve decidir se o rodízio deveria incluir todas as confederações, o que faria com que o Mundial de 2018 fosse disputado em um país da Concacaf", disse Blatter em Londres, onde analisa a candidatura britânica para o Mundial desse ano.
A Concacaf reúne os países da Confederação do Norte, América Central e do Caribe.
Ao apoiar o rodízio de confederações estabelecido para que a África recebesse a Copa de 2010, Blatter frustrou as aspirações dos ingleses, que organizaram um único Mundial, em 1966.
Um dos maiores beneficiários da medida poderia ser os Estados Unidos. A federação local aprovou na segunda-feira, de forma unânime, lançar a candidatura para a Copa de 2018, apesar de ter sediado o evento em 1994.
Coréia do Sul e Japão representaram a Ásia em 2002, Alemanha obteve em 2006 a competição designada para a Europa, a África do Sul será a sede em 2010 pela África, e em 2014 acontecerá em um país da América do Sul.
A Fifa se reunirá em novembro em Durban, na África do Sul, para definir se o Mundial de 2014 será disputado no Brasil ou na Colômbia.