O bispo de Barra (BA), d. Luiz Flávio Cappio, protocolou ontem carta ao presidente Lula pedindo a retomada das negociações sobre o Projeto de Transposição do Rio São Francisco. Embora a obra esteja prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), d. Luiz Flávio disse ainda ter fé que alterações sejam feitas e projetos alternativos, favoráveis à população, adotados. ?Quero acreditar no mínimo de lucidez do governo para não impor de forma ditatorial projeto que não é aceito pela sociedade?, afirmou. ?Não quero admitir que o governo Lula seja tão tacanho em levar adiante uma proposta destas?, continuou ele que em 2005 ficou conhecido por fazer greve de fome em protesto contra o projeto

continua após a publicidade

O bispo encerrou a manifestação de dois anos atrás com o compromisso de que alternativas para o projeto poderiam ser avaliadas. Agora, ele defende a adoção de 320 projetos da Agência Nacional de Águas e da Articulação do Semi-Árido. Os trabalhos sugerem sobretudo a revitalização da área e o aproveitamento dos açudes da região

Na carta a Lula, afirma: ?Sempre vestimos sua camisa. Ainda estamos vestidos nela. Nossa contribuição de fiel militante de causa do povo é para que o senhor seja verdadeiramente aquilo a que se propôs.

D. Luiz Flávio queixou-se de que as negociações – que deveriam ter sido feitas com o presidente – passaram a ser mediadas pelo Ministério da Integração Nacional. ?O pacto entre nós passou a ser convulsionado pelo ministério.? Para ele, o ministro Pedro Brito ?é uma versão piorada? do ex-ministro Ciro Gomes. ?Ele está atrelado aos grandes interesses. Sugerimos que o novo ministro seja mais inteligente, mais lúcido e comprometido com as causas sociais.

continua após a publicidade

O bispo evitou falar em nova greve de fome. ?Espero que não seja necessário.

Em Belo Horizonte, lideranças da Igreja, representantes de movimentos sociais e ambientalistas reforçaram o coro contra a transposição, no lançamento da Campanha da Fraternidade, que fala de Amazônia.

continua após a publicidade