As palestras sobre energias renováveis que vêm sendo dadas nas instituições estaduais de ensino superior pelo pioneiro dos biocombustíveis no Brasil – o engenheiro civil e físico nuclear José Walter Bautista Vidal – vêm surpreendendo os organizadores do evento não só pelo grande número de participantes como também pela revelação de competências nesta área nas várias regiões do Estado.
Promovido pelas Secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Agricultura e Abastecimento, o ciclo de palestras vem reunindo desde agosto passado uma média de 500 a 950 pessoas, entre pesquisadores, professores, estudantes, empresários, cooperativistas, sindicalistas e lideranças municipais.
?Esta reação é muito positiva?, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi. ?O biodiesel surge como alternativa à crise do petróleo e à geração de emprego e renda para milhares de excluídos?, defende.
O ciclo de palestras, que termina no dia 29 deste mês, também está sendo uma oportunidade para apresentação de trabalhos de cunho científico (e de demonstração de resultados) desenvolvidos principalmente por pesquisadores que estão dentro das universidades e faculdades estaduais.
Um exemplo é o trabalho realizado por um pesquisador da Faculdade de Campo Mourão (Fecilcam), que concluiu que o óleo obtido a partir do abacate tem um rendimento superior ao óleo de soja.
?O Paraná vai dar o exemplo para o Brasil?, enfatiza ainda Bautista Vidal. Entusiasmado com os resultados das palestras, ele comenta ainda que ?o que precisa agora é organizar essas competências existentes também no interior do Estado de forma a viabilizar o programa criado pelo governador Roberto Requião, de produção de biocombustíveis?.