Binário muda a paisagem no Capão Raso e Novo Mundo

A implantação do Binário Brasília nos bairros Capão Raso e Novo Mundo ainda está em andamento, mas os resultados já são visíveis. Ruas que funcionavam apenas como ligação local no bairro, como a José Gomes de Abreu (Capão Raso) e a Maria Trevisan Tortato (Novo Mundo) viraram avenidas de mão única com asfalto novo, sinalização, pintura, meio-fio e calçadas novas, mudando de forma definitiva a paisagem da região.

As duas ruas vão integrar o binário como uma extensão da avenida Brasília, o que acontecerá também com outras ruas já revitalizadas, como a Bortolo Gusso, Infante Dom Henrique e Das Andorinhas. No total, o binário representará a revitalização de 4,5 quilômetros de ruas e garantirá o fluxo dos 7,8 mil veículos que passam por ali, por dia, em média. A região do entorno do binário tem cerca de 50 mil habitantes.

"Mudou muito, chega até a assustar", afirma o comerciante Renato Gainski, da Mercearia Gabriel, localizada na rua José Gomes de Abreu. "O número de carros que passam por aqui agora é muito grande, mas isso vai dar mais visibilidade também à mercearia", afirma. "Ainda falta sinalização mas quando terminarem vai ficar muito bom", acredita. Renato já está providenciando inclusive estacionamento para fornecedores e clientes. "Ainda bem que eu tinha este terreno aqui em frente", diz ele.

A engenheira cartógrafa Meire Schmidt, que mora na rua Helen Keller, próximo à mercearia, afirma que o binário vai mudar de forma definitiva toda a região. "O comércio, o setor imobiliário, os próprios moradores, todos saem ganhando", diz ela. "Isto teria que acontecer um dia, porque a Brasília, que fica logo acima daqui, já não suportava o trânsito. A gente ainda está se acostumando com o movimento aqui na tríplice fronteira, mas sem dúvida vai melhorar" diz. O nome, tríplice fronteira, conta, é só uma brincadeira de moradores. "É que estamos exatamente na divisa do Capão Raso, Novo Mundo e Xaxim", explica.

Paralela à José Gomes de Abreu, a avenida Brasília já está funcionando em sentido único – neste trecho,na direção centro/bairro. "Acho que vai melhorar muito. O trânsito às vezes ficava horas parado, não tinha jeito, é muito carro,muito ônibus. Agora já dá para respirar um pouco, pelo menos atravessar a rua", afirma Sandro Roberto Castelo, funcionário da Distribuidora de Tintas Darka. "Agora já está bom até para a clientela, porque quem vinha do centro não tinha como virar à esquerda para estacionar deste lado. Era muito complicado e aqui na frente tinha acidente todo dia", afirma.

Daniel Rodrigues Lobato, dono da Monte Estoril Comércio de Veículos Ltda, acha um pouco cedo para avaliar o comportamento da clientela."Ainda não dá para saber se o volume de negócios vai aumentar ou diminuir. Mas para o trânsito vai ficar 100%", acredita. Morador no Xaxim há seis anos ele acha que quando a obra ficar pronta poderá chegar com mais facilidade ao trabalho.

Ainda em obras, a avenida Brasília está funcionando, em alguns trechos, em meia pista e com novo sentido de trânsito, o que exige atenção redobrada dos motoristas.

Obras

Ao garantir melhor fluxo de tráfego, os novos binários vão contribuir para o conforto e a segurança de motoristas e pedestres e também para as pessoas que usam ônibus. Os binários Brasília e Hauer/Capão Raso vão contribuir para a ampliação da capacidade da Rede Integrada de Transporte e melhorar, de forma decisiva, o sistema viário da região que será contemplada, também, com a Linha Verde, a moderna avenida que vai substituir a BR, já em fase de implantação.

Binário Brasília

Quando estiver pronto, o binário terá mão única no sentido centro bairro na avenida Brasília a partir do entroncamento da Travessa Augusto Marach com rua das Irmãs Paulinas até a Infante Dom Henrique, passando pela José Gomes de Abreu. O sentido bairro centro será pela avenida Brasília, rua Das Andorinhas e Maria Trevisan Tortato até a rua Lisímaco Serapião.

O Brasília, um investimento de R$ 5,1 milhões, é um dos quatro grandes binários (sistema formado por ruas paralelas de mão única e em sentido contrário) em implantação pela prefeitura. Ao todo, a prefeitura está investindo R$ 30,7 milhões na implantação, além do binário Brasília, também o Santa Bernadethe, Mário Tourinho e Capão da Imbuia/Hauer. Juntas, as obras dos binários incluem revitalização de 22,39 quilômetros de ruas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo