O Aston Villa anunciou nesta segunda-feira (14) que aceitou uma oferta de compra de 62,6 milhões de libras (cerca de R$ 251 milhões) da RAL, uma sociedade britânica controlada pelo empresário norte-americano Randolph Lerner, proprietário da equipe Cleveland Browns da NFL (liga de futebol americano).

continua após a publicidade

O conselho de administração do clube inglês emitiu uma nota recomendando aos acionistas que aceitem a oferta, considerada justa e razoável. A empresa já recebeu promessas de venda de 56 85% do capital. "Pretendo tornar o Aston Villa competitivo para chegar ao mais alto nível na Liga Inglesa e na Europa", disse o bilionário.

O presidente do clube nos últimos 38 anos, Douglas Ellis, se despediu do Aston Villa e disse que a venda "abrirá um novo capítulo da história do time". Na semana passada, a diretoria da equipe havia anunciado um prejuízo de 8,2 milhões de libras.

Lerner, ex-diretor executivo da gigante emissora de cartões de crédito MBNA, será o segundo dono de uma equipe de futebol americano a adquirir um clube da primeira divisão da Inglaterra. O primeiro a conseguir o feito foi Malcolm Glazer, proprietário do Tampa Bay Buccaneers, ao adquirir as ações do Manchester United, em 2005.

continua após a publicidade

Na última temporada do Campeonato Inglês, o Aston Villa escapou por pouco do rebaixamento ao terminar na 16ª colocação, com 42 pontos, menos da metade conquistado pelo campeão Chelsea (91). O último título que o clube conquistou do Nacional foi 1981.