O prefeito Beto Richa acompanhou, na manhã desta quinta-feira (23), o engenheiro costa-riquenho Mario Durán, especialista em transporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em um sobrevôo de helicóptero pelo trecho da BR 476 que dará lugar ao Eixo Metropolitano de Transporte. Durante 45 minutos de vôo de helicóptero, Richa e técnicos da Secretaria de Obras mostraram a Durán o impacto positivo que as obras trarão à cidade. Também puderam ver as ruas que fazem parte da ligação viária Capão da Imbuia – Hauer, as que integram o binário Mário Tourinho e terminais de integração que fazem parte do projeto.
"De cima temos uma visão mais integral do impacto do Eixo e de sua importância para a cidade.", afirmou Durán. "O Eixo vai permitir aumentar a vida útil dos corredores de transporte existentes e o sistema como um todo terá um fôlego importante." Richa falou do empenho dos técnicos da Secretaria de Obras e da Procuradoria do Município para que as obras comecem a ser executadas. "Hoje sobrevoamos boa parte do trecho que vai ser transformado numa grande via urbanizada. Podemos ver de forma mais ampla as outras obras do Programa. Só o Eixo beneficiará 22 bairros. Por isso estamos trabalhando muito para que elas aconteçam logo", afirmou o prefeito.
O contrato com o BID, que vai financiar parte da obra, foi assinado em maio de 2004. A visita foi a primeira vistoria técnica do especialista do BID, que acaba de assumir o acompanhamento do projeto. O banco vai financiar US$ 80,04 milhões dos US$ 133,4 milhões do investimento total previsto para as obras do Programa de Transporte Urbano.
As primeiras obras a serem realizadas serão os binários da Mário Tourinho, Avenidas Brasília e Santa Bernadethe e ainda a ligação viária Capão da Imbuia – Hauer. Esta licitação está em fase de análise das propostas de preços das empresas habilitadas. Já o primeiro trecho de obras do Eixo Metropolitano – entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico – está na fase de habilitação das propostas. A abertura dos envelopes contendo a documentação para habilitação ocorreu na terça-feira, 21. Onze empresas e consórcios apresentaram documentos. "Queremos começar o mais rápido possível", adiantou Richa.