Fernando Alonso fez uma prova conservadora neste domingo, em Interlagos, para garantir o título da temporada da Fórmula 1. E, ao chegar em segundo lugar no GP do Brasil – atrás do brasileiro Felipe Massa -, o espanhol da Renault conquistou o bicampeonato. "Foi feita justiça", disse o piloto.
Alonso liderou o campeonato inteiro, mas teve o título ameaçado pelo alemão Michael Schumacher na reta final. Segundo ele, a disputa só ficou apertada porque o piloto alemão da Ferrari teria sido favorecido por algumas atitudes tomadas pela FIA. "O tempo coloca cada um em seu lugar. Apesar das decisões tomadas nesta temporada contra nós, nos mantivemos unidos até o final", afirmou o espanhol de 25 anos.
Apesar da festa, Alonso continuou seu desabafo. "Aprendi uma lição muito importante: o jogo limpo e a educação vão diante de tudo no esporte. Ainda mais na Fórmula 1", revelou.
Sobre a corrida deste domingo, Alonso contou ter ficado feliz não só pelo seu título de pilotos como também pelo de construtores da Renault. "Foi muito especial. Quero agradecer a toda equipe pelo tremendo esforço que realizaram para alcançar os dois títulos", avisou o piloto, lembrando de agradecer até quem criticou bastante durante a temporada, como o seu companheiro, o italiano Giancarlo Fisichella.
Foi a última corrida de Alonso pela Renault, já que irá correr pela McLaren em 2007. "Foram cinco anos de trabalho inesquecíveis", disse o espanhol, sem fazer previsões para a próxima temporada. "Não sei o que vai acontecer no campeonato. E para mim, serão novas pessoas, um novo trabalho e uma nova família.
O bicampeonato de Alonso deixou a Espanha em festa. Mesmo de longe e num ambiente bem diferente da Fórmula 1, os torcedores que foram ao Estádio Santiago Bernabéu neste domingo, em Madri, comemoraram o título do piloto espanhol.
Antes do clássico entre Real Madrid e Barcelona, os telões do Santiago Bernabéu transmitiram ao vivo o GP do Brasil de Fórmula 1. E, no final da corrida, Alonso foi aplaudido de pé pelos torcedores que lotaram o estádio.
Mas os fãs espanhóis terão de esperar algum tempo para receber o bicampeão da Fórmula 1. Alonso viaja ainda neste domingo para a Inglaterra, onde mora, e só deve visitar a Espanha no final da semana que vem.