Depois de ter lançado em dezembro de 2004 no 2º Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais da Cultura, em Faxinal do Céu, o caderno "Pratos Típicos Paranaenses", a Secretaria de Estado da Cultura envia, agora, exemplares para as bibliotecas e prefeituras municipais. Culinária é o tema do primeiro número dos cadernos "Paraná da Gente" e oferece 82 receitas típicas do Estado.
Para a secretária da Cultura, Vera Mussi, muitas das pessoas que estiveram à frente do processo de levantamento para a primeira edição da coleção, em cerca de 90 cidades, permanecem trabalhando nas suas comunidades e facilitando o acesso à cultura para a melhoria das condições de vida das suas populações. No total são 82 receitas, divididas entre 70 pratos salgados (carnes, massas e cereais) e 12 receitas de doces.
O coordenador do projeto Renato Carneiro, também acredita no trabalho e diz que é preciso mostrar que cada detalhe cultural é importante. "É uma forma de valorizar as comunidades e suas peculiaridades regionais". Nesse primeiro caderno foi enfocada a culinária típica de várias regiões, numa abordagem voltada especialmente para o patrimônio imaterial.
"A diversidade cultural apresentada, a riqueza na composição dos pratos e a arte na feitura dos alimentos revelam nuanças da cultura local, suas influências, aspectos da produção, conhecimentos e saberes próprios de cada comunidade. Esta publicação, além de cumprir os objetivos do projeto, marca o início de um novo olhar sobre a nossa cultura", afirma Carneiro.