Os 312 anos de Curitiba serão marcados com a exposição/documentário "Um olhar periférico" do jornalista, poeta e escritor Marcos H. Guimarães, no hall do segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná. A mostra, que reúne textos, poesias, fotografias e cartoons, retrata a vida de cinco bairros da cidade (Orleans, São Braz, Santo Inácio, Campo Comprido e Campina do Siqueira). A exposição será aberta nesta quarta-feira (16) e ficará em cartaz até o próximo dia 31.
"Aproveitando a experiência de ter nascido na região e publicado durante mais de cinco anos um jornal popular nestas áreas, procurei aliar o resgate histórico (pelo menos 10 pranchetas da exposição tratam da história dos primeiros moradores) à visão sociológica do que seria o subúrbio", explica. Costumes, problemas sociais, lazer e pessoas representativas do bairro fazem parte de um mosaico digitalizado que insere o visitante no contexto de uma realidade cotidiana mas poucas vezes conhecida. É um diário denúncia, mas, também, romântico da vida suburbana".
Discriminação
O autor explica que diferencia nitidamente o "modus vivendi" das comunidades mais afastadas daquele dos moradores dos bairros nobres: "Constatei, por exemplo, que os moradores mais simples não vão aos mesmos parques freqüentados pelos mais abastados porque temem ser discriminados pelas roupas que usam", diz o jornalista.
A idéia de trazer a público o tema resultou, segundo Guimarães, da constatação de que a vida dos bairros poucas vezes merece destaque pelo viés acadêmico, resultando numa visão caricata da nossa periferia. "Tem aí o Fenianos (Eduardo) que fez um "tour", mas fazer visitinha é diferente de viver no bairro e ter uma relação umbilical com ele. Talvez o Dalton Trevisan tenha sido o último escritor a sentir a alma da cidade sem o ranço deste ufanismo exagerado que impede de ver a verdade. Eu trabalhei a exposição nesta linha", argumenta, completando: "Curitiba tem visão elitista e a Província teria muito que aprender sobre si mesma se mergulhasse profundamente na compreensão das relações sociológicas da periferia". Entrevistas podem ser marcadas com Guimarães pelo telefone 9211.9805.
Serviço:
Exposição: "Um Olhar Periférico"
Data: 16 a 31 de março
Local: Hall do 2º andar da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133