A Biblioteca Pública do Paraná está implantando novo software. É o ?Arches Lib? que vem para ampliar e melhorar os serviços prestados à comunidade. Para a adoção do novo sistema, os serviços de empréstimo de livros e cadastramento de leitores estarão suspensos a partir do próximo dia 21 até 6 de dezembro. Mas, a unidade permanecerá aberta para atendimento dos usuários, pesquisa e devolução de livros.
O novo sistema exige o recadastramento dos usuários para garantir a segurança do leitor. O software usa o sistema de senhas numéricas (como do cartão bancário, por exemplo), evitando transtornos no caso de perda da carteirinha. Esse recadastramento poderá ser feito a partir do mês que vem.
A chefe da Divisão de Informática da Biblioteca Pública do Paraná, Izabel Cristina de Souza, analisa as vantagens oferecidas com o novo sistema. ?Após a implantação total do Arches Lib, os usuários terão acesso ao acervo da Biblioteca Pública e informações sobre os livros através da internet. É a modernidade chegando à unidade. Agora, haverá mais agilidade na busca e recuperação da informação. Por enquanto, ainda estamos montado o site?, analisa.
Doação
A empresa Wa-Corbi Gerenciamento da Informação, com sede em Brasília, fez a doação da licença pública para uso do software especializado em gestão de bibliotecas. Desenvolvido com a colaboração de renomados bibliotecários, em parceria com a equipe de informática da Desktop/Wa-Corbi, o Arches Lib é 100% nacional.
Com ampla utilização em vários estados, pode-se mencionar como referência a sua aplicação na Biblioteca Demonstrativa de Brasília, órgão público pertencente à Biblioteca Nacional, bibliotecas públicas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Instituto Ayrton Senna, em São Paulo, e outras instituições de renome de Norte a Sul do País.