A assessoria de imprensa do Banco Central confirmou que o ex-diretor de Política Econômica, Afonso Bevilaqua, não participará da reunião de hoje do Comitê de Política Monetária (Copom). Ele não poderá participar da reunião, de acordo com a assessoria do BC, devido à publicação, hoje, no Diário Oficial da União, de sua exoneração. Bevilaqua participou ontem do primeiro dia da reunião do Copom porque ainda era diretor do BC.
A assessoria de imprensa do BC também informou que foi publicada hoje, no Sistema de Informação do BC (Sisbacen), uma portaria do presidente da instituição, Henrique Meirelles, efetivando o atual diretor de Estudos Especiais, Mário Mesquita, como substituto de Bevilaqua, na diretoria de Política Econômica.
Durante o anúncio da saída de Bevilaqua, na quinta-feira da semana passada, o presidente do BC havia dito que, a princípio, ele participaria da reunião de ontem e hoje do Copom. A decisão do Copom sobre a taxa Selic (juro básico da economia brasileira) deve sair no final do dia. A previsão unânime do mercado é de que a taxa de juros tenha uma redução de 0,25 ponto porcentual, o que a levará para o nível de 12,75% ao ano.