O prefeito Beto Richa vai debater com a população a proposta de limitar o horário de funcionamento de bares e casas noturnas instaladas na cidade. A idéia é saber a opinião das pessoas antes de adotar qualquer medida. Esta coleta de sugestões será feita principalmente durante as audiências públicas que já começaram a ser realizadas.
Antes, porém, a Prefeitura continua o estudo sobre a legalidade da medida e fazendo o levantamento estatístico que apontará as regiões onde a criminalidade é maior, tipos de ocorrência e se os crimes aconteceram próximo de bares e casas noturnas. A preocupação do prefeito é quanto à discriminação que a lei pode provocar. "Como justificar o fechamento de um estabelecimento em uma determinada região, enquanto em outro ponto da cidade um estabelecimento similar pode continuar atuando", diz Richa.
O prefeito Beto Richa disse durante a reunião no Palácio Iguaçu, que será rigoroso na concessão e renovação de alvarás para bares e estabelecimentos similares.
Ele também pretende adotar medidas mais enérgicas durante a noite, com a realização de blitze em conjunto com a Polícia Militar nos pontos mais violentos da cidade. Os postos de gasolina que se tornaram ponto de encontro de jovens, também vão estar na mira da fiscalização.
A integração das ações da Guarda Municipal com as polícias Militar e Civil – defendida por Beto Richa desde sua campanha à Prefeitura de Curitiba – já tem gerado reflexos positivos, afirmou o prefeito. A primeira ação conjunta foi realizada no dia 23 de janeiro quando 11 pessoas foram detidas e 15 carros apreendidos.
Beto Richa aprovou a proposta apresentada pelo secretário estadual da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, de criação de uma conselho gestor para a concessão de alvarás para bares e similares. Este conselho seria formado por representantes do judiciário, Ministério Público, polícias e prefeituras e teria o poder de decidir sobre a abertura e manutenção desses estabelecimentos. "Nossa linha de atuação é democrática. Achamos que quanto mais pessoas estiverem envolvidas no processo, mais criteriosa será a concessão de alvarás para bares e casas noturnas", disse o prefeito.
Para Beto Richa, a garantia da segurança da população depende da união de esforços. "Com isso, a integração das polícias e das prefeituras é o melhor caminho para que todos os municípios consigam reduzir a criminalidade", disse.