Beto comemorou a vitória
em frente ao Palácio Iguaçu.

O prefeito eleito Beto Richa (PSDB) comemorou o resultado da eleição lembrando que foi a vitória de uma campanha modesta e baseada em propostas. Uma vez mais afirmou que foi um candidato independente, sem apoio de qualquer máquina administrativa, federal, estadual ou municipal, e que vai governar para todos os curitibanos. Prometeu colocar em prática os compromissos assumidos durante a campanha e levar para a Prefeitura a mesma linha ética que pautou sua caminhada e sua vida política até agora.

Adiantou, ainda, que vai formar uma equipe de transição para dar início à aplicação de seu projeto de governo: “Sempre estive confiante na vitória, mas aguardando-a com tranqüilidade. Fizemos campanha bonita e limpa. Agora, vou trabalhar com força para melhorar a vida das pessoas de Curitiba, fazendo um governo democrático voltado principalmente aos mais humildes. Com a vitória de hoje, o PSDB se fortalece ainda mais para a disputa de 2006”, previu.

Beto chegou à sede do Tribunal Regional Eleitoral quando já tinham sido apurados mais de 70% dos votos. Foi ovacionado pelo grande número de políticos e cabos eleitorais que lá se encontravam. O senador Osmar Dias (PDT), que chegou um pouco antes, foi recebido aos gritos de “governador, governador”, numa alusão a 2006, e não se fez de rogado. Disse que a vitória de Beto é importante para o fortalecimento do grupo político que integrou a coligação Curitiba Melhor pra Você e que deve se manter coeso para a próxima disputa eleitoral: “A vitória de Beto marca o início de novo tempo na política paranaense, onde as boas propostas se sobrepõem às agressões e às promessas irresponsáveis. É evidente que este resultado vai influir nas eleições de 2006, e meu nome está à disposição da coligação. Mas esta é uma conversa que se dará entre partidos, e não entre algumas pessoas apenas”.

Oposição

O senador Alvaro Dias (PSDB) analisou a vitória de seu partido como demonstração também de rejeição ao atual governo do Estado: “O governo do Estado foi o grande perdedor, pois o favoritismo da oposição manifestou-se na maioria dos municípios. Minha expectativa em relação ao Beto é que governe com muita eficiência e competência”. Indagado sobre eventual candidatura em 2006, disse que “isso depende da população. Sem apoio popular ninguém é candidato”.

Para o deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), o resultado da eleição em Curitiba e em outros municípios, como Ponta Grossa e Maringá, é importante para a democracia: “Com as vitórias colhidas aqui e em outros grandes centros urbanos, o PSDB se credencia como a oposição responsável, com a missão de fiscalizar o PT. Acredito que assim estaremos mais fortes para paralisar aquelas ações do governo que não merecem a confiança nem o apoio da população.”

 

As principais propostas de Beto Richa

Segurança: medidas para enfrentar o maior desafio urbano

– Ampliação do efetivo da Guarda Municipal, que receberá melhor formação.

– Promoção da integração da Guarda Municipal com as polícias Civil e Militar e da Diretran com a Guarda Municipal

– Criação de normas rígidas com multas pecuniárias de vulto para impedir que construções fiquem inacabadas ou abandonadas e venham a servir de ponto de encontro de marginais e viciados em drogas.

– Ampliação do monitoramento eletrônico com a instalação de câmeras de vídeo em regiões de risco e elevados índices de criminalidade.

– Fiscalização rígida e contínua bares e ?inferninhos?; e o incremento da atividade de Defesa Civil, com estímulo à participação da comunidade.

 

Saúde: ampliar o atendimento, priorizando a população de mais baixa renda

– Criar mais quatro novos centros de especialidades médicas.

– Contratar mais 120 médicos.

– Construir novos três novos postos 24 horas.

– Outras 25 unidades de saúde serão construídas, ampliadas ou reformadas para melhor atender a população.

– Dobrar o número de equipes do programa Saúde da Família.

– Ampliar a distribuição de medicamentos e os programas de prevenção.

– Outra medida será a criação de consórcio com os municípios da Região Metropolitana, para permitir a redução da demanda por atendimento médico na capital.

 

Educação: permitir o acesso a todos

– Permitir que todos tenham acesso a ela. A escola será o centro irradiador de todas as ações públicas numa cidade onde serão criados arranjos sociais em rede. Em outras palavras, isso significar facilitar o acesso ao direito de todos à cidadania.

– Criar quase 10 mil vagas nas creches para praticamente zerar a fila de crianças à espera.

– Criar a creche 12 horas, para facilitar a vida dos pais que trabalham o dia todo.

– Ampliar e construir mais escolas de ensino fundamental em todas as regiões da cidade.

Outra proposta é a valorização dos educadores municipais, que vão ter maior autonomia e ganhar condições de ampliar sua formação.

 

Mais emprego e renda: qualificação profissional e apoio a empresários

– Criar o projeto Jovem Empreendedor Curitibano, que promoverá a formação dos jovens para o empreendedorismo e implantará pré-incubadoras e incubadoras de empresas.

– Desenvolver o Projeto Capacitação Jovem ao Trabalho, que oferecerá capacitação profissional adequada para funções demandadas pelo mundo do trabalho nas áreas da produção e dos serviços.

– Criar o Projeto Mobilização Aprendiz, que sensibilizará os gestores para a oferta de estágios no Serviço Público, em instituições públicas e privadas, divulgando os objetivos e benefícios da Lei da Aprendizagem (lei nº 10097/2000), voltada à inserção de jovens de 14 a 18 anos no mercado de trabalho.

– Já para incentivar a expansão empresarial, o Plano de Governo de Beto Richa pretende criar a Rede de Empreendimentos Inovadores, que dará suporte a iniciativas de captação de investimentos privados para novos empreendimentos.

– Criar uma Rede de Informações Empresariais, para disponibilizar informações sobre legislação, principalmente trabalhista, tributária e ambiental, para atendimento de micro e pequeno empresários.

– A Empresa Virtual, por sua vez, vai dar ao cidadão curitibano a oportunidade de ter seu próprio escritório virtual na Internet, com a criação de site para ofertar serviços e produtos, realizar transações comerciais, fazer sua contabilidade.

– Criar o Programa de Incentivos Fiscais e Geração de Emprego e Renda, destinado a micro e pequenas empresas de serviços que geram emprego pelo incentivo fiscal (ISS e IPTU) concedido. Esse programa vai implementar mecanismos de sustentabilidade aos novos empreendimentos nas mais diversas áreas (empresarial, cultural, esportiva etc.), com base em benefícios fiscais, divulgando as leis de incentivos já existentes e criando outras leis que tenham como perspectiva o desenvolvimento econômico e signifiquem a geração de emprego e renda.

– O projeto Do Informal ao Legal pretende inserir os pequenos prestadores de serviços no mundo da formalidade, oferecendo vantagens como sua inscrição no cadastro de fornecedores da própria Prefeitura e sua inserção em sistemas de informação de prestadores de serviços disponíveis aos cidadãos que procuram as Ruas da Cidadania, entre outros.

– Criar o programa Educação Tributária – dirigido aos cidadãos em geral e, em especial, aos alunos da rede pública municipal de ensino – para sensibilizar a população em relação aos tributos, suas funções sociais e suas aplicações, de modo a formar a consciência de cidadania e responsabilidade social.

 

Revitalização do Centro: melhorias de infra-estrutura e trânsito seguro

– Revitalizar a região para valorizar a economia local.

– Criação do projeto Marco Zero, que prevê a criação de parques de bolso com microclimas específicos, restauração de calçadas, recuperação das praças Tiradentes e Generoso Marques e atração de investimentos de serviços em ações conjuntas com o projeto Centro Vivo, da Associação Comercial do Paraná.

– Criar o projeto Perto de Você, que vai atender as demandas por serviços de pavimentação, esgotos, iluminação, calçadas e questões ambientais, estabelecendo prioridades para ações específicas.

– Criação do projeto Circulação, para facilitar a mobilidade rápida e segura, a partir da criação de anéis viários binários interbairros para desafogar o trânsito nas regiões próximas ao centro

– Implantação de um sistema inteligente de trânsito e semáforos para um fluxo contínuo e rápido.

– Solução definitiva para as calçadas.

– Criação do projeto da nova avenida Visconde de Guarapuava.

– Reavaliação do sistema de controle de velocidade (radares).

– Implantação de semáforos e sinalização para pedestres.

 

Cultura: valorizando a diversidade étnica de Curitiba

– Realizar o Festival Internacional de Cultura Popular, para promover e fomentar a cooperação cultural com países de todos os continentes.

– Criar o Memorial do Imigrante. Esse espaço abrigará o Museu do Imigrante, o Centro de Documentação e Pesquisa, o Centro de Tradições, o Centro de Estudos e Intercâmbio e o Centro Gastronômico e de Artesanato.

 

Turismo: para ajudar Curitiba a crescer

– Criar a Agência Curitiba de Turismo, para promover o desenvolvimento de todas as opções de turismo, e a Rede Curitibana de Turismo de Negócios, que integrará os principais atores envolvidos nesse segmento.

– Desenvolver o projeto Passaporte Curitibano, vai desenvolver e valorizar as potencialidades turísticas da cidade, com ações específicas para a geração de renda e de empregos na área.

– Dotar a cidade da infra-estrutura necessária para receber bem o turista e estabelecerá parcerias com a iniciativa privada para divulgar o potencial turístico da cidade.

 

Alavanca a outros projetos

O deputado federal Gustavo Fruet (sem partido) afirmou que a vitória de Beto Richa deve ser recebida com humildade pelos aliados do tucano. “Precisamos receber a vitória com humildade e responsabilidade”, comentou. O deputado disse que a vitória de Beto representa novo ciclo na política estadual. “É uma nova correlação de forças que está se formando. Agora, o Beto tem a oportunidade de liderar novo grupo político, que vai marcar as próximas eleições. Ele tem a capacidade de construir as alianças para alavancar outros projetos políticos”, disse.

Gustavo disse, ainda, que o resultado das eleições confirma o que havia afirmado quando estava tentando ser o candidato do PMDB a prefeito. Ele deixou o partido em julho, depois que a convenção municipal decidiu trocar a candidatura própria pela indicação do candidato a vice na chapa de Angelo Vanhoni. “Como havia dito, seria equívoco imaginar que a candidatura única poderia vencer as eleições.”

Para o deputado, a prova da sua tese foi a votação expressiva do candidato a prefeito do PPS, Rubens Bueno, que somou 188 mil votos no primeiro turno (20%) do total. “Isto mostra que havia espaço para um candidato que oferecesse outra alternativa nestas eleições”, arrematou.

continua após a publicidade

continua após a publicidade