Berzoini: país deve atingir e até superar meta de empregos de 2004

O ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, disse que o país deve atingir e até superar a meta de 1,8 milhão empregos prevista para 2004. ?A meta avaliada de 1,8 milhão de empregos tem tudo para ser atingida e talvez um pouco superada já que, só até setembro, temos 1,6 milhão de empregos criados?, afirmou o ministro.

O Ministério do Trabalho divulgou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que revelam que, de janeiro a setembro, foram criados 1.666.188 novos empregos com carteira assinada no país, o melhor resultado para o período desde 1992, quando o cadastro foi criado.

Segundo Berzoini, o crescimento da oferta de emprego está relacionado às exportações brasileiras. ?O desempenho exportador surpreendeu a todos e revelou uma potencialidade muito grande de irradiar geração de emprego e renda na economia?, disse.

O ministro acredita que, caso não seja revertida a tendência atual do preço do petróleo e da política monetária, o cenário macroeconômico do próximo ano será ?menos otimista?.

?Vínhamos em uma tendência que projetava taxas de juros menores a cada mês ou, pelo menos, a cada trimestre. Com o crescimento recente da taxa Selic em duas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), evidentemente isso provoca, no mínimo, dúvidas sobre qual será o horizonte macroeconômico para 2005?, afirmou o ministro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo