O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputado Ricardo Berzoini (SP), negou hoje que o PT tenha convidado qualquer outro partido, incluindo o PSB, para assumir a candidatura a vice na chapa de Lula. "O Zé Alencar era o caminho natural. A confiança do PT e de Lula no vice José Alencar é total, e não havia razão nenhuma para mudar a chapa", afirmou, na reunião da executiva nacional do PT convocada para organizar a convenção que vai oficializar, amanhã, em Brasília, a candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu vice, José Alencar.
Segundo Berzoini, o que está assegurado hoje é que o PSB apóia a reeleição e, no que se refere ao PC do B, a aliança formal ainda não está totalmente descartada. "O PC do B pode vir. Possível é, mas é uma decisão que compete ao PC do B", afirmou.
Questionado sobre a dificuldade de assegurar a governabilidade no segundo mandato de Lula, já que o PT não conseguiu agregar nenhum partido aliado em coligação formal, Berzoini disse que não vê problema. "A governabilidade está em acordos programáticos, ainda no processo eleitoral ou depois da definição do parlamento", sustentou.
O PT aguarda a participação de 3.500 a 4.000 pessoas na convenção de amanhã, que terá um custo aproximado de R$ 1 milhão.