O ministro do planejamento, Paulo Bernardo, entregou nesta segunda-feira (19) o cargo de presidente da Assembléia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), durante abertura formal da reunião, na Guatemala.
Bernardo, que assumiu o posto no ano passado, na 47º reunião, ocorrida em Belo Horizonte, passou a presidência da Assembléia ao ministro das Finanças da Guatemala, Hugo Beteta, que já compunha o conselho dos governadores do organismo multilateral.
Em seu discurso de despedida, o ministro do Planejamento ressaltou o trabalho do BID, mas conclamou a instituição a se envolver com mais afinco nas questões relativas ao desenvolvimento e produção de energia limpa na região. "Uma janela de oportunidade se abre para a América Latina, similar àquela aparecida para a Ásia, na questão dos eletrônicos, nos século passado", disse.
Bernardo aproveitou para ressaltar os feitos do governo brasileiro na área social. Comemorou a Bolsa-Família, o aumento da renda dos mais pobres, a expansão do crédito para a agricultura familiar e a redução do porcentual de trabalhadores informais na economia.