Brasília – O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, afirmou há pouco que "é possível antecipar" o pagamento do novo salário mínimo de 350 reais para março. Segundo Bernardo, entretanto, o assunto ainda não foi levado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também ainda não tomou nenhuma decisão.
O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão afirmou que a área econômica do governo tinha feito as contas para elevar o mínimo para 340 reais. "Se o presidente tomar a decisão de que deve ser 350 reais, nós vamos adequar o Orçamento. Se tiver de pagar antes de maio, o presidente vai convocar-nos para trabalhar essas hipóteses. Não vamos ter assembléia para isso", disse.
Bernardo afirmou, no entanto, que um aumento maior no mínimo implica em correção menor na tabela do Imposto da Renda da Pessoa Física (IRPF). "Temos de fazer as contas e levar para o presidente. Esta é uma decisão política do presidente." Sobre se não seria fora da realidade elevar o mínimo mais do que o previsto e ainda antecipar o pagamento, ele respondeu: "Não é fora da realidade, é um pouco acima do que colocamos nos números internos do governo.