O vereador Jorge Bernardi está iniciando um movimento para pacificar o PDT paranaense com vistas a prepará-lo para as eleições municipais do próximo ano. Bernardi, que é o mais antigo parlamentar pedetista no Estado e cumpre seu quinto mandato de vereador em Curitiba, disse que pretende se reunir com todas as correntes objetivando pôr um fim nas discórdias que têm agitado o partido nas últimas semanas.
O advogado e presidente do PDT de Coronel Vivida, Valmor Stédile, já anunciou que ingressará com interpelação judicial contra o deputado estadual Neivo Beraldin para que confirme declarações atribuídas a ele, acusando funcionários do partido de estarem atuando no movimento de dirigentes pedetistas interessados em emprego. Alguns jornais divulgaram afirmações do parlamentar neste sentido diante da denúncia de irregularidade na sua condição de líder de bancada.
Além disso e de denúncias de que Beraldin e Augustinho Zucchi teriam se utilizado de manobras para ocupar a liderança do partido na Assembléia e um cargo na Mesa Executiva, um movimento de presidentes de diretórios municipais pretende alterar o tratamento que vem sendo dado à questão da renovação do diretório estadual.
Arranhões
Para Jorge Bernardi, os conflitos domésticos estão prejudicando a imagem do PDT no Estado: “Nestes 16 anos de PDT já enfrentei todas as crises que o partido passou no Estado. Creio que neste momento estamos passando por uma fase de crescimento, tivemos um bom desempenho nas eleições do ano passado e não podemos deixar que pequenos atritos prejudiquem o partido. Os problemas são mínimos e poderão ser resolvidos com diálogo”, ponderou com otimismo.
O vereador curitibano destaca ainda que desde a sua fundação, o PDT paranaense nunca esteve tão bem em nível federal, com dois senadores, e um deputado federal, André Zacarow, que ocupa o cargo de vice-líder da bancada na Câmara Federal. Em nível estadual, lembra Bernardi, o PDT possui uma representativa bancada com seis deputados estaduais, e governa importantes cidades como Cascavel, com o prefeito Edgar Bueno, e detém uma importante diretoria da Itaipu, com o presidente estadual da legenda, Nelton Friedrich: “Não há motivos para brigas. É hora de arregaçarmos as mangas e trabalhamos pela construção do partido. Ano que vem estaremos em nova disputa”.
“Pretendemos disputar com chances de vitória nas principais cidades do Estado, destacando-se Curitiba possivelmente com o senador Álvaro Dias, Londrina, com o deputado Barbosa Neto, Cascavel, com Edgar Bueno, Ponta Grossa, com o ex-deputado Luiz Carlos Zuk, Foz do Iguaçu, com Paulo MacDonald e assim por diante”, enfatiza Bernardi, que é atualmente o presidente do PDT de Curitiba e tesoureiro estadual. Já foi vice-presidente e secretário estadual, e o primeiro presidente pedetista da Câmara Municipal de Curitiba.
