Bento XVI terá encontro com episcopado brasileiro na Sé

A agenda do Papa Bento XVI para o dia 11 de maio no Brasil está repleta. Além de celebrar, pela manhã, missa no Campo de Marte, para um público estimado em 2 milhões de pessoas, ele deve se reunir com o episcopado brasileiro, na Catedral da Sé, a partir das 15 horas. O Papa chegará ao Brasil no dia 9 de maio, à tarde.

A Catedral da Sé será o cenário de um concerto sinfônico preparado especialmente para o encontro com o episcopado nacional. Um coral de 200 vozes – formado pelo Coral Lírico Municipal e pelo Coral Paulistano – e a Orquestra Sinfônica Heliópolis devem apresentar repertório com 11 obras. Os músicos serão regidos por Silvio Baccarelli, Mário Valério Záccaro, Edílson Venturelli e Mara Campos, em diferentes momentos.

Bento XVI chegará à Catedral aproximadamente às 16 horas, ao som dos sinos da igreja, mas os músicos iniciam a audição meia hora antes. A canção "Salve Rainha", cantada a capela (ou seja, somente com vozes, sem instrumentos) será regida pelo mineiro Silvio Baccarelli, especialista em música Sacra e fundador do Instituto Baccarelli.

Quatro monges beneditinos iniciarão o coro gregoriano, que rezará a Oração das Vésperas. A prece, que deve durar cerca de 20 minutos, é tradicionalmente realizada à tarde, como forma de agradecimento e louvor pelo dia transcorrido. Em seguida, o papa faz um pronunciamento em português, também com duração aproximada de 20 minutos.

Algumas pessoas foram convidadas a cumprimentar Bento XVI durante o encontro: o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer; o Presidente do Cabido Metropolitano, Monsenhor Geraldo Melo; e os presidentes das catorze Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante os cumprimentos, o coral e a orquestra voltarão a entoar os cantos. Entre as músicas escolhidas para ilustrar o acontecimento estão a Suíte Festiva, de Ronaldo Miranda (pianista e compositor reconhecido internacionalmente e titular da cadeira de composição na Universidade de São Paulo, a USP); o notório Pater Noster de Heitor Villa Lobos, a capella; e o Sanctus e Agnus Dei, de Camargo Guarnieri (ganhador do prêmio Gabriela Mistral, sob o título de maior compositor das Américas).

Duas músicas do repertório serão cantadas em primeira audição. Uma delas é a Ave Maria, de Antonio Ribeiro, e a outra é Tu es Petrus, do Padre João Lírio Tallarico, que foi feita especialmente para a ocasião.

A despedida será marcada por "Brasileiros", obra de Furio Franceschini, compositor do Hino Oficial do IV Congresso Eucarístico Nacional, realizado em São Paulo, em 1942.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo