O Papa Bento XVI lavou os pés de 12 leigos em uma basílica romana na tradição da Quinta-feira Santa, simbolizando a humildade, à medida em que ele cumpria a agenda de cerimônias públicas que culminarão com o Domingo de Páscoa. Com uma flexão, o papa retirou a água de uma bacia dourada e lavou os pés dos homens, que vestiam mantos brancos e estavam sentados um ao lado do outro. Bento XVI então usou um pano branco para secar os pés dos leigos, que foram escolhidos pela diocese de Roma. Como pontífice máximo, Bento XVI também é o bispo de Roma.

continua após a publicidade

O ritual das lavagens dos pés feito pelo papa, que usava vestimentas douradas, representa a humildade de Jesus em relação aos apóstolos durante a Última Ceia, um dia antes da crucifixão, e serve para lembrar os fiéis de hoje que eles precisam ficar a serviço das outras pessoas. O Vaticano informou que o dinheiro oferecido pelos fiéis na missa rezada pelo papa na Quinta-feira Santa, na Basílica de San Giovanni in Laterano (São João em Latrão), ajudará na construção de uma clínica médica em Baidoa, na Somália.

Bento XVI, que completará 80 anos no dia 16 de abril, cumpriu uma das várias cerimônias do papa na Semana Santa.

Na manhã de hoje, ele rezou a Missa com os cardeais, bispos e outros clérigos na Basílica de São Pedro. As cerimônias da Sexta-feira Santa incluem uma comemoração na Basílica do Vaticano, pelos sofrimentos de Jesus antes da crucifixão, e na tarde, o papa conduzirá ao Coliseu a procissão do Caminho da Cruz. O papa liderará dois serviços para marcar a Páscoa, o mais importante dia para a Igreja Católica Romana.

continua após a publicidade

Na noite do sábado, ele presidirá um serviço em homenagem à Virgem Maria na Basílica de São Pedro, e na manhã de domingo, ele celebrará uma missa em um ponto da Praça de São Pedro. Na tarde de domingo, Bento XVI deixará o Vaticano e viajará para a residência papal em Castel Gandolfo. Na segunda-feira, o público poderá receber uma bênção de Bento XVI, quando ele aparecer na sacada do palácio em Castel Gandolfo, que fica nos Montes Albanos, perto de Roma.