Belo é condenado a oito anos de prisão por tráfico

Rio, 04 (AE) – O cantor de pagode Marcelo Pires Vieira, o Belo, foi condenado hoje a oito anos de prisão, em regime fechado, por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A decisão da 8.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio foi unânime. À noite, o mandado de prisão do pagodeiro já havia sido protocolado na Polinter e a polícia estava à procura do pagodeiro. Até às 21 horas, ele não tinha se apresentado.

O cantor Belo ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça ou ao Supremo Tribunal Federal, informou o TJ. Os desembargadores votaram seguindo o relator, Flávio Magalhães. Eles reformaram a sentença da juíza Rute Lins Viana, da 34ª Vara Criminal, que em dezembro de 2002 condenara Belo a seis anos de prisão. Na ocasião, ele também obteve o direito de aguardar em liberdade o julgamento do recurso apresentado pelo Ministério Público.

Hoje, foi a segunda vez que o recurso do Ministério Público foi julgado. O primeiro julgamento ocorreu em fevereiro, mas acabou anulado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os problemas de Belo com a Justiça começaram em abril de 2001 quando foram divulgadas conversas telefônicas entre o pagodeiro e o traficante da Favela do Jacarezinho Valdir Ferreira, o Vado. Os diálogos foram gravados pela polícia com autorização judicial. A investigação que incriminou Belo tinha como alvo o tráfico de drogas naquela comunidade.

Nas conversas, segundo a polícia, Belo negociava a compra de armas e de drogas. Inicialmente, o pagodeiro negou que a voz fosse dele, mas um laudo do perito Ricardo Molina, da Unicamp, o desmentiu. Belo ficou preso, preventivamente, de 6 de junho a 12 de julho de 2001, na carceragem da Divisão Anti-Seqüestro da Polícia Civil. Ele foi solto graças a um habeas corpus.

Na sessão de hoje, a Justiça condenou também Antonio Carlos Ferreira Gabriel, o Rumba, líder comunitário da Favela do Jacarezinho. No julgamento de 2002, Rumba havia sido absolvido por falta de provas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo