Um bebê prematuro que, segundo médicos, é a criança viva que menos tempo passou no útero da mãe, deverá deixar o hospital nesta terça-feira (20). Ao nascer, Amillia Sonja Taylor media 24 centímetros e pesava menos de 280 gramas. Ela nasceu após 22 semanas de gestação. Uma gravidez humana completa dura de 37 a 40 semanas.
Segundo os médicos que cuidaram da menina, ela é o primeiro bebê a sobreviver a menos de 23 semanas de gestação. "Não estávamos otimistas", disse o neonatologista William Smalling. "Mas ela mostrou que estávamos errados".
O bebê experimentou problemas respiratórios, uma pequena hemorragia cerebral e problemas digestivos, mas nenhuma dessas dificuldades deverá criar complicações de longo prazo, dizem os médicos.
"Podemos lidar com os pulmões e coisas assim mas, claro, o cérebro é o mais importante", disse um dos médicos que cuidou de Amilla, Paul Fassbach. "O prognóstico dela é excelente".
Amilla está em uma incubadora desde que nasceu, e vem recebendo oxigênio. Ela continuará a receber doses pequenas de oxigênio, e estará ligada a um monitor que acompanhará sua respiração, assim que deixar o hospital.