O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles se mostrou otimista com o crescimento brasileiro de 2007 nesta segunda-feira (19), em entrevista coletiva à imprensa concedida durante a reunião da Assembléia de governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na Guatemala.
Segundo o presidente do BC, indicadores antecedentes mostram a robustez no crescimento da demanda, que tem puxado a oferta, o que indica alta do PIB no primeiro trimestre igual ou superior ao do mesmo mês do ano passado. "As indicações para o primeiro trimestre são de um crescimento constante", disse, ressaltando que os "indicadores antecedentes mostram ainda um crescimento, talvez até mais forte – ou similar – do que o do primeiro trimestre (de 2006).
Apesar de se mostrar cauteloso e não citar números, Meirelles indicou que o BC poderá revisar para cima a projeção para o crescimento do País em 2007. No último relatório de inflação divulgado pela instituição, a previsão era de 3,8%. "Vamos divulgar o relatório de inflação deste mês e aí daremos o nosso número atualizado".
Para o presidente do BC, o crescimento da oferta puxado pela demanda deixou de ser uma hipótese e já se mostra consolidado, demonstrando assim uma maior probabilidade de atingir um crescimento sustentável para o País. "Temos uma economia que já está robusta e vemos uma oferta crescendo da mesma forma. Isso já está consolidado, não é uma hipótese", analisou.