O Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar do Paraná começou, nesta sexta-feira (28), mais uma campanha voltada a conscientizar crianças sobre a importância da segurança no trânsito. Com a campanha ?Dia BPTran da Criança?, alunos de escolas públicas e particulares vão visitar, toda última sexta-feira de cada mês, as dependências do batalhão e conhecer um pouco mais da atividade da unidade especializada da PM. O projeto teve início com alunos da Escola Municipal Guilherme Ribeiro, que fica na Vila Susi, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Os 32 alunos passaram a manhã na sede do BPTran, em Curitiba, e aprenderam como se comportar no trânsito.
De acordo com o comandante do BPTran, tenente-coronel Irineu Ozires Cunha, policiais militares da unidade fazem visitas a escolas, e dão palestras e orientações sobre trânsito às crianças. Agora, o Dia BPTran da Criança leva as crianças para um passeio no batalhão. ?Trata-se de aproximar cada vez mais a Polícia Militar da comunidade. Buscamos conscientizar as crianças sobre a importância de um trânsito mais humano. Este tipo de orientação que elas recebem hoje, com certeza irá refletir no comportamento que terão amanhã, quando serão motoristas?, destacou o coronel.
Exemplo
Para a professora Sirlene Azevedo Lima, a iniciativa da Polícia Militar deveria servir de exemplo para outras instituições e empresas. Ela disse que as escolas que já realizam um trabalho teórico com os alunos e que é reforçado com visita como a que seus alunos tiveram a oportunidade de fazer. De acordo com Sirlene, a iniciativa reflete a importância como a Polícia Militar trata o cidadão. ?Para muitas de nossas crianças esta é uma oportunidade única?, ressaltou. Entre os alunos, um dos mais eufóricos com a visita era Jonathan Padilha, 7 anos, que tinha o sonho de poder entrar num quartel e conhecer policiais militares. Mas a impaciência era evidente para entrar e ser fotografado dentro de uma viatura da Polícia Militar.
No Dia BPTran Criança, os alunos começam a receber as orientações muito antes de chegar ao batalhão. A primeira lição, quando entram no ônibus da Polícia Militar para começar o passeio, é colocar o cinto de segurança. A partir disso, os policiais que acompanham as crianças na até a sede do batalhão explica que o motorista não pode passar no sinal vermelho, que é preciso respeitar a faixa de pedestre e que existe limite de velocidade para tornar menos comum a ocorrência de acidentes. Como a intenção não é apenas falar de trânsito, mas também mostrar a rotina dos policiais, as crianças acompanham o hasteamento das bandeiras e cantam o hino nacional junto com os policiais.
Em seguida, as crianças vão para a sala de aula, onde assistem a uma palestra sobre noções de trânsito e a um filme, e tiram suas dúvidas com os policiais. No fim, elas recebem os kits educativos para levar para casa. Após, num passeio pelo batalhão, conhecem o dia-a-dia dos policiais, fazem lanche e tiram fotos nas viaturas e motocicletas usadas no patrulhamento de trânsito urbano em Curitiba.
As escolas interessadas em levar os alunos do ensino fundamental para participar do Dia BPTran da Criança podem entrar em contato com o setor de Relações Públicas da unidade pelo telefone (41) 3281-1616.