Equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar (BPRv) prenderam quatro assaltantes e conseguiram evitar o roubo a um ônibus de turismo, na região de Cascavel, na madrugada desta terça-feira (17). Os policiais também libertaram o motorista de um caminhão roubado em Cafelândia, que era mantido refém. Com os detidos foram apreendidos dois revólveres calibre 38, uma máscara de tecido e dois celulares.

continua após a publicidade

Na madrugada, uma equipe da Ronda Ostensiva Tático Motorizadas (Rotam) patrulhava a BR-369, no município de Corbélia. No quilômetro 492, perceberam que o motorista do caminhão Volkswagem fazia uma manobra na pista para seguir no sentido a Ubiratã. Como estranharam a manobra, fizeram a abordagem e descobriram que o motorista do caminhão era refém de um dos ladrões, que foi preso na hora. Em seguida, três pessoas foram detidas acusadas de dar cobertura ao assalto.

Com Iron da Silva Coelho, 34 anos, os policiais apreenderam um revólver calibre 38. Ele tem mandado de prisão em aberto, por uso de documento falso. Coelho confirmou o roubo do caminhão e contou que o bando pretendia roubar o primeiro ônibus de turismo que passasse pela estrada. O motorista do caminhão disse que percebeu que um Corcel II branco iria dar cobertura ao roubo do ônibus de turismo. ?A partir desse relato, as equipes se mobilizaram e contaram com apoio da equipe Rotam para tirar de circulação essa quadrilha?, disse o comandante do BPRv.

O segundo acusado de integrar a quadrilha a ser preso foi José Cordeiro, 37 anos. Ele tinha conseguido fugir durante a abordagem ao caminhão. O carro citado pelo motorista do caminhão foi localizado nas proximidades do Rio Piquiri, onde foram presos Sílvio Francisco Pereira, 26, e Cristiano Aparecido Dias Furtado, 19. Os quatro homens foram autuados por formação de quadrilha, porte ilegal de arma e roubo e encaminhados à delegacia da Polícia Civil em Corbélia.

continua após a publicidade

Treinamento 

De acordo com o tenente-coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, comandante do BPRv, a prisão foi resultado do treinamento das equipes especializadas para combater crimes nas estradas. Os policiais participaram do curso na semana passada, na Academia Policial Militar do Guatupê, na Região Metropolitana de Curitiba. ?Estamos aperfeiçoando os mecanismos para inibir a ação da criminalidade organizada e a prisão desta quadrilha já é reflexo dessa nova filosofia de trabalho?, comentou, referindo-se à criação das equipes Rotam (Ronda Ostensiva Tático Motorizadas) pelo BPRv.

continua após a publicidade

As equipes Rotam têm autonomia para atuar em todo o Paraná, nos 15 mil quilômetros de estradas sob a responsabilidade da Polícia Militar, em apoio às ações de patrulhamento e fiscalização desenvolvidas pela unidade.