O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, voltou a afirmar nesta quinta-feira (14) que está se despedindo dessa pasta e que os nomes mais cotados para sucedê-lo são os dos ministros das Relações Institucionais, Tarso Genro, e do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence. Bastos destacou, em entrevista à Agência Brasil, que vai se reunir com o presidente Lula e o nome de seu sucessor no ministério da Justiça poderá ser definido ainda hoje.

continua após a publicidade

Thomaz Bastos concedeu entrevista ao programa Bom Dia Ministro, da Radiobrás, afirmando que "gostou demais" de seu trabalho na pasta da Justiça e citando algumas de suas realizações, tais como os investimentos em segurança pública e nas polícias Federal e Rodoviária, o combate à lavagem de dinheiro e a construção de presídios federais. "Chego ao fim de quatro anos (de trabalho) com a consciência imodesta do dever cumprido. Acho que o Ministério da Justiça foi bem e está pronto para dar neste segundo e grande mandato, que nós esperamos do presidente Lula, uma contribuição importante.

Na avaliação de Bastos, um dos grandes desafios de seu sucessor será a consolidação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) que no seu entender já vem dando bons resultados em todo o Brasil. O Susp foi implantado no ano de 2003 e todos os Estados do País mantêm convênios com este programa. "Essa cooperação, essa troca de idéias, esse conceito de rede é fundamental para combater o crime organizado", afirmou o ministro da Justiça na entrevista.

O programa Bom Dia Ministro é produzido pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República e transmitido pela Radiobrás. Participam do programa de hoje com o ministro Thomaz Bastos, as rádios Capital AM (São Paulo), Metrópole (Salvador), Globo (Rio de Janeiro), Liberal AM (Belém), Itatiaia (Belo Horizonte), Nova Difusora (Campo Grande), Guaíba (Porto Alegre), Difusora AM (Goiânia( Banda B (Curitiba), além das rádios Nacional de Brasília, Amazônia e Rio de Janeiro.

continua após a publicidade