Começa, nesta terça-feira, a segunda fase da 5ª Copa América da República Dominicana, em São Domingos. O Brasil estréia na segunda fase contra o Uruguai, às 17h30 (horário de Brasília), com ESPN Brasil e SporTV.

continua após a publicidade

A seleção brasileira ainda jogará com Porto Rico (quarta), República Dominicana (quinta-feira) e Argentina (sexta-feira). O torneio classifica as quatro primeiras seleções para o Mundial do Japão, em 2006 – a Argentina, como campeã olímpica, tem vaga assegurada.

Na primeira fase da Copa América, o Brasil terminou em primeiro lugar no Grupo A, com sete pontos (três vitórias e uma derrota). O Uruguai foi o quarto colocado no grupo B, com cinco pontos (uma vitória e três derrotas). O México, eliminado, foi a única seleção derrotada pelos uruguaios. As duas seleções já se enfrentaram 57 vezes em competições, com 42 vitórias do Brasil.

Para o ala-armador Marcelinho, destaque do último jogo do Brasil contra o Canadá (com 42 pontos), a tabela favorece a seleção, que enfrentará adversários de pior campanha primeiro para depois pegar as equipes mais bem colocadas e, portanto, de melhor nível técnico.

continua após a publicidade

"Precisamos de mais duas vitórias para garantir classificação entre os quatro primeiros e a vaga no Mundial. Vencer o Uruguai é muito importante. Cada vitória tem peso dois. Quem ganha dá um passo à frente e empurra quem perde para trás."

O Uruguai só venceu o México, eliminado, na primeira fase, mas Marcelinho observa que fizeram bons jogos e têm Mazzarino, excelente jogador. "Vamos estudar bem o jogo deles, exercer uma forte marcação para forçar erros, principalmente na linha de três pontos, de onde eles gostam de jogar."

continua após a publicidade

O técnico Lula Ferreira disse que o Uruguai é um rival conhecido dos brasileiros e se classificou com apenas uma vitória. "Como eles não têm nada a perder, o jogo passa a ser perigoso", afirma Lula, que quer seu time impondo um forte ritmo de jogo. "Eles não agüentam isso o tempo inteiro. Os uruguaios buscam muito o arremesso dos três pontos e dependem da pontaria de Mazzarino."

Os outros jogos da sexta rodada amanhã: Argentina x Panamá, Venezuela x Porto Rico e República Dominicana x EUA. As quatro equipes que somarem o maior número de pontos, nas duas fases, se classificam para a semifinal (1º x 4º e 2º x 3º) e os vencedores decidem o título, domingo.