Base abandonada por britânicos é saqueada no Iraque

Tropas britânicas abandonaram hoje uma base no sul do Iraque que era alvo quase diário de ataques – e iraquianos saquearam o local logo a seguir. Segundo o major Charlie Burbridge, porta-voz das forças britânicas em Basra, as tropas deixaram o Campo Abu Naji, 320 km a sudeste de Bagdá, e foram reposicionadas ao longo da fronteira com o Irã a fim de ajudar no combate ao contrabando.

A base perto de Amarah, na província Maysan, abrigava 1.200 soldados e foi freqüentemente atacada com disparos de morteiro nos últimos três anos. Na terça-feira, 17 disparos de morteiro atingiram a base, ferindo um soldado. Outro disparo caiu no local ontem, mas não feriu ninguém.

"Se passavam dois dias sem sermos atacados, ficávamos surpresos", comentou o major Burbridge.

Amarah é uma cidade predominantemente xiita onde a milícia Exército Mahdi, do clérigo antiamericano Muqtada al-Sadr, tem forte presença. As forças britânicas estão sendo reposicionadas a leste e se concentrarão no combate ao contrabando, principalmente de armas, adiantou Burbridge. Autoridades iraquianas locais reclamaram que a retirada de hoje os pegou desprevenidos.

Dhaffar Jabbar, porta-voz do governo de Maysan, disse que moradores invadiram o campo logo após a saída dos britânicos, derrubando portas e janelas. Policiais tiveram de fazer disparos para o ar a fim de dispersar a multidão. Mas Burbridge garantiu que os militares britânicos coordenaram a saída com 24 horas de antecedência. "Ficou entendido que o governador usaria o campo para treinamento de policiais", acrescentou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo