Valorizar o empresário empreendedor paranaense. Com esta meta, o Governo Estadual já recomendou a implantação de 128 projetos de barracões industriais espalhados em 81 municípios no Paraná. Para o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul,Virgílio Moreira Filho, é preciso descobrir e valorizar as potencialidades regionais. ?A questão da geração de empregos está no envolvimento do governador, prefeitos e empresários. Os resultados aparecem com parcerias?, afirmou.
Até dezembro deste ano, mais de 200 municípios foram visitados no intuito de promover o desenvolvimento às empresas. Ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, diversas micros e pequenas empresas estão encontrando um caminho para progredir. ?Os barracões industriais já criaram 7.149 empregos diretos?, acrescentou Moreira Filho.
Luiz de Aguiar é proprietário da empresa Aguiar Confecções, no município de Missal, no Oeste do Paraná. A ida para um barracão industrial gerou maior produção e criação de novos empregos. ?Quando conseguimos o barracão aumentamos nossa produção de 3.500 para 8.000 peças ao mês. Passamos de 21 para 62 funcionários, sendo 40 contratados de forma direta?, contou.
A opinião é dividida pela empresária Clarice de Souza, da SCS Indústria e Comércio de Confecções Ltda, também de Missal. Para ela, a infra-estrutura também foi um fator fundamental para o crescimento da empresa. ?Ter que trabalhar em um local apertado, onde mal cabiam as máquinas era a minha rotina antes de ser beneficiada pelo barracão. Agora meu espaço é amplo, não tenho do que reclamar e meus funcionários de 20 foram para 36?, relatou.