Começa nesta sexta-feira (22) a 88ª Exposição de Orquídeas, no Parque Barigüi. A exposição, que acontecia tradicionalmente no Museu Botânico de Curitiba, foi transferida para o Salão de Atos do parque e prossegue até domingo (24).
A transferência do local foi um pedido da Associação Paranaense dos Orquidófilos (APO), que em parceria com a Prefeitura de Curitiba pretende resgatar e ampliar as exposições de orquídeas na cidade.
"A exposição precisava de mais espaço, tanto para as flores quanto para o conforto dos visitantes, e com apoio da Prefeitura o trabalho ficará mais atrativo", diz a presidente da associação, Regina de Carvalho. A exposição marca o início da primavera e comemora o 47° aniversário da APO.
Quem passar pelo Barigüi poderá apreciar o colorido e a forma de mil flores de colecionadores dos estados do Sul e de São Paulo e Rio de Janeiro. Algumas das plantas, segundo Regina, foram premiadas em outros países. A exposição também terá espaço para a venda de plantas, mudas e acessórios.
O sábado (23) terá uma programação especial com palestras de especialistas sobre as variedades da espécie Cattleya intermédia, as musas da época, além de controle de pragas e doenças em orquídeas.