Dia 12 de agosto é Dia dos Pais e os criminosos tentam aproveitar do amor dos filhos para ludibriar e roubar dados de cartões para aplicar golpes. A nova modalidade, segundo o site Tech Tudo, é utilizar o Facebook para chegar até as vítimas, conduzi-las para um site falso e aí então efetuar o crime. Na última semana, segundo levantamento apresentado pelo site, 60 páginas falsas foram criadas para lograr as vítimas.
Os sites e perfis imitam páginas famosas para executar o golpe. As vítimas são apresentadas a ofertas incríveis, de produtos que são sonho de consumo dos pais, como celulares, TVs 4k e outros produtos famosos, com preços e descontos vantajosos. O usuário clica no link da oferta e cai em um site falso. A partir daí os hackers passam a coletar todas as informações financeiras digitadas pela própria vítima ao prosseguir com a compra.
Apesar do golpe já ser relativamente antigo, o cuidado com o visual e até linguagem utilizada vem se aprimorando para conseguir enganar mais gente. No Dia dos Pais os golpistas têm utilizados slogans e frases como “Dia dos Pais com preço baixo é aqui” para enganar os usuários. Foram identificadas páginas falsas de lojas famosas como Casas Bahia, Ponto Frio, Lojas Americanas, Submarino, entre outras.