Os músicos Banda da Guarda Mirim de Curitiba estão a caminho de cidade de Mellipella, no Chile, para participar do X Festival Internacional de Bandas e Fanfarras. A cidade, próxima a Santiago, vai abrigar durante seis dias músicos vindos do Brasil, da Argentina, da Bolívia, Paraguai e Uruguai, além de suas “pratas da casa”.

Segundo o secretário de estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, é a oportunidade que o Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social e do Instituto de Ação Social do Paraná (IASP), oferece aos jovens de conhecer outros povos, contribuindo dessa maneira com a formação humana e cultural de cada um deles.

“É importante que eles conheçam outras pessoas com quem tenham coisas em comum, como a idade e a música, e ao mesmo tempo venham de culturas bastante diferentes da nossa. Poucas experiências acrescentam tanto à formação do jovem quanto o intercâmbio cultural”, observa. Ele também ressalta a importância de atividades como essa, destacando o trabalho do IASP dedicado à Guarda Mirim, como formação da consciência e dever cívicos.

A Banda Marcial foi fundada há apenas oito anos, mas já recebeu diversos prêmios estaduais. Participam, na sua grande maioria, garotos com idades que variam entre 14 e 18 anos. A delegação que parte para o Chile é composta por 80 pessoas, das quais 72 são músicos.

Serão ao todo 12 dias de viagem, seis de festiva, mais seis dias gastos nas viagens de ida e volta. As despesas da viagem serão integralmente custeadas pelo Governo do Estado, e a alimentação em Mellipella corre por conta da administração daquele município, promotor do evento.

continua após a publicidade

continua após a publicidade