Banco Mundial quer aumentar investimentos no Brasil

Brasília – O Banco Mundial reafirmou hoje a intenção de aumentar os investimentos no Brasil e de firmar parcerias que resultem no crescimento econômico. A diretora-gerente do Banco, Mamphele Ramphele, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir mecanismos que podem ser implementados pelo governo brasileiro para aumentar os recursos aplicados no país. “Os investimentos são fundamentais para o crescimento econômico. Ao mesmo tempo, melhoram a eficiência do uso de recursos”, ressaltou a diretora.

A parceria do Banco Mundial com o Brasil não vai se resumir a recursos financeiros. Embora o organismo tenha como previsão investir US$ 2 bilhões no país nos próximos anos, Ramphele ressaltou que serão reforçadas as parcerias para troca de conhecimento e apoio técnico, inclusive na área de infra-estrutura. “Foi uma indicação de entendimento que nós já temos, mas discutimos como implementar esse entendimento. Queríamos ter certeza que o Brasil se tornou competitivo, sustentável, com ênfase na inclusão social”, explicou a diretora.

Mamphele Ramphele aproveitou o encontro com o presidente Lula para acertar a participação do Brasil na Conferência Mundial sobre a Redução da Pobreza, que será realizada em Xangai, na China, de 25 a 27 de maio. Segundo ela, o presidente brasileiro será a estrela do evento e já confirmou presença nos principais debates da Conferência.

O encontro, organizado pelo Banco Mundial, quer aproveitar a participação do presidente Lula no combate à fome para influenciar outros países a seguirem o exemplo brasileiro. “Nós acreditamos que o presidente Lula é um líder entre os países em desenvolvimento. Acreditamos que o que o Brasil estiver fazendo é um experimento para o resto do mundo”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo