Brasília – O novo presidente interino do Banco do Brasil é Antonio Francisco de Lima Neto, atual vice-presidente de Varejo e Distribuição da instituição. Ele substitui Rossano Maranhão, que deixa o cargo para trabalhar na iniciativa privada. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Conselho Diretor do banco.
Segundo Mantega, Lima Neto ficará no cargo interinamente até que o presidente Lula defina a composição do primeiro escalão para o segundo mandato. O novo presidente tem 41 anos e começou a trabalhar no Banco do Brasil em 1979, como menor aprendiz.
Na instituição, ele passou pela Diretoria de Negócios Internacionais e Atacado e foi diretor-gerente da BB Leasing e BB Securities. Formado em Ciências Econômicas, possui Master in Business Administration (MBA) em Formação Geral e Marketing e não é filiado a partido político.
Para Lima Neto, exercer o novo cargo é ?um desafio?. Ele não informou sobre eventuais mudanças que pretende adotar na diretoria do banco.
Rossano Maranhão disse que deixa o cargo por motivos pessoais e que terá de cumprir quarentena antes de assumir o novo trabalho no setor privado. ?Eu entendo que completei o ciclo?, avaliou.
A mudança na presidência do Banco do Brasil deverá ser publicada nos próximos dias, no Diário Oficial da União.