O Banco do Brasil (BB) fechou nesta quinta-feira (5) acordo com seus trabalhadores sobre a utilização do superávit referente ao Plano de Benefícios nº 1 (Benefício Definido) da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). O acordo prevê a suspensão total, retroativa a janeiro de 2007, das contribuições dos associados e da instituição financeira à Previ.
A medida, se aprovada pelas instâncias administrativas da Previ, implicará economia anual de cerca de R$ 325 milhões nas despesas de pessoal do banco. O acordo prevê que a suspensão das contribuições seja revista a cada doze meses, de forma a vincular, anualmente, a manutenção da suspensão à ratificação da situação superavitária do plano.
O BB esclarece que os impactos da redução da despesa de pessoal no resultado de 2007 serão compensados por despesas decorrentes de outro acordo fechado com os funcionários para reestruturar o Plano de Saúde administrado pela Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi), que entrará em vigor após aprovação pelos funcionários e aposentados do banco.