Brasília – Ao anunciar o lucro de R$ 4,2 bilhões em 2005, o presidente do Banco do Brasil, Rossano Maranhão, afirmou que a instituição estuda formas de criar ou ampliar o financiamento para imóveis e automóveis.
O banco pretende financiar habitação para atender clientes que tem renda mensal a partir de R$ 10 mil. Segundo Rossano, esses clientes com altos salários procuram o banco com a demanda para financiamentos.
"É nessa faixa que há uma demanda mais forte [no banco] para esse tipo de produto, mas poderemos ir ampliando", afirmou. A estimativa é de que atualmente 600 mil clientes atendam aos critérios para obter esse tipo de crédito. De acordo com o presidente, a proposta ainda não foi apresentada ao governo.
Contudo, o financiamento de automóveis já está em fase experimental em seis cidades brasileiras – Fortaleza, Salvador, Goiânia, Vitória, Belo Horizonte e Distrito Federal. "É um passo importante a criação de uma financeira para possibilitar a compra de veículos a correntistas e não correntistas", observa Maranhão.
A intenção é lançar a financeira ainda no primeiro semestre deste ano. Outra possibilidade estudada pela instituição é entrar no ramo do varejo fazendo parcerias com lojas de departamento.
O lucro anunciado para 2005 representa um aumento de 37,4% em relação à 2004. No balanço de 2004, o lucro líquido do Banco do Brasil registrou crescimento de 27% em relação a 2003.