O Banco Central reduziu a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto para este ano. Segundo números divulgados ontem pela autoridade monetária, em 2003 a expansão do PIB será de 0,3% e não mais de 0,6%, segundo a previsão anterior. O relatório do BC aponta ainda aumento da projeção de inflação para 2004, de 3,9% para 4,5%.

De acordo com o diretor de Política Econômica do BC, Afonso Bevilaqua, a redução na expectativa de crescimento não significa uma frustração para o governo, pois o ano foi marcado pela reversão da aceleração da inflação. Para o Banco Central, 2004 será marcado pela retomada do crescimento econômico com o cumprimento das metas de inflação.

Ainda segundo o relatório do BC, a projeção de inflação para 2004 é de 4,5% e de 4% para 2005. O PIB no próximo ano poderá apresentar crescimento de 3,5%. Essas estimativas para a economia, de acordo com o Banco Central, são positivas. ?A melhora dos indicadores econômicos confirma a tendência positiva para a economia brasileira?, afirmou Bevilaqua.

O relatório também faz considerações ao câmbio e à taxa básica de juros (Selic). As projeções foram feitas pelo Banco Central com base em uma taxa de juros de 16,5% e dólar estabilizado em R$ 2,94. Os analistas de mercado prevêem desvalorização do real de 14,1% ao ano no final de 2004, câmbio de US$ 3,21 e infla

continua após a publicidade

continua após a publicidade