O Federal Reserve, o banco central norte-americano, decidiu hoje manter os juros básicos do país. Os juros estão em 1% ao ano desde a última reunião do comitê monetário do Fed, realizada em 25 de junho. Na época, o banco havia reduzido a taxa em 0,25 ponto percentual — a mais baixa desde 1958.
Para os especialistas, a decisão do Fed de manter os juros está alinhada com os dados divulgados em 30 de julho no “Livro Bege”, feito pela instituição, que mostram um leve crescimento da economia norte-americana em junho e no início de julho. A manutenção da taxa básica em 1% por um período maior deve incentivar uma recuperação econômica mais firme do país.
A decisão de segurar os juros também tem um outro objetivo: impedir a deflação — quando os preços caem, porque a economia está estagnada e ninguém gasta adquirindo novos bens. Durante seu depoimento no Senado, em 16 de julho, o presidente do Fed, Alan Greenspan, disse que há diversos meios para combater essa ameaça e alguns deles até foram descartados pelo Fed. Mesmo assim, o presidente do banco central disse que qualquer medida a ser adotada será amplamente divulgada.