O Banco Central (BC) distribuiu, nesta sexta-feira, nota alertando novamente o público sobre tentativas de golpe pela internet, através de um e-mail falso atribuído à instituição.
A mensagem atribuída ao BC que "a Autoridade Monetária criou um sistema de acesso seguro à internet, e que o usuário deve clicar no link de um dos bancos indicados no e-mail e inserir seus dados bancários para que o sistema seja ativado".
A nota divulgada pelo BC alerta, no entanto, que "esses links levam a sites falsos, com o intuito de obter o número da conta, a agência e a senha do usuário, para poder utilizá-las em fraudes virtuais".
O BC orienta os usuários da internet a não abrir, em hipótese alguma, as páginas enviadas pelo e-mail, nem prestar as informações requeridas, explicando que a instituição nunca pede tais dados dessa forma. A nota afirma que o banco não envia e-mails diretamente a correntistas ou a usuários do sistema financeiro nacional, a não ser em resposta a consultas feitas.
Ao final da nota, o BC informa que suas centrais de atendimento estão à disposição do público para esclarecer quaisquer dúvidas pelo telefone 0800 992345.