Bancada do PPS na Câmara decide apoiar Greenhalgh

Numa reunião de 16 dos 23 deputados, a bancada do PPS na Câmara decidiu hoje tirar uma posição indicativa em defesa da tese da proporcionalidade e do respeito às regras de praxe para sucessão no Congresso. Segundo o presidente nacional do partido, deputado Roberto Freire (PE), isso significa que o candidato oficial do PT a presidente da Casa, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), tem o apoio de ampla maioria da bancada do PPS.

Mas o líder do PPS na Câmara, Júlio Delgado (MG ), declarou o voto no candidato dissidente Virgílio Guimarães (PT-MG).

A bancada ainda terá, até dia 14, data da eleição das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, um novo encontro para bater o martelo em torno do assunto. Freire adiantou que o PPS não fechará questão em torno da votação a favor de Greenhalgh, mas, segundo ele, a posição indicativa a ser tomada pela legenda terá de ser respeitada por todos.

Também ficou adiada a decisão final da sigla sobre a participação na formação de um bloco com PDT, PC do B, PSB e PV na Câmara. Neste caso, o presidente nacional do PPS, que é contra, é minoria dentro da agremiação. Freire admite que a maioria acha interessante a idéia do bloco, que teria 78 deputados, podendo constituir a terceira força na Câmara, só atrás do PT e PMDB. A bancada e a direção nacional ainda serão ouvidas. Mas o presidente nacional socialista considera que não é possível unir partidos, a não ser para uma política consensual e isso, no entender dele, não existe entre essas legendas. Portanto, segundo Freire, seria apenas uma união fisiológica.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo