Depois de o deputado Saraiva Felipe (MG) ter sido indicado o líder do PMDB na Câmara e posteriormente substituído no cargo pelo antigo líder José Borba (PR), a bancada do partido decidiu fazer nova eleição, na próxima quarta-feira. Dos 90 deputados da bancada peemedebista, 35 assinaram um requerimento pedindo a definição, "no voto", do novo líder da bancada.
O afastamento de Saraiva Felipe da liderança, depois de sua indicação à Mesa pela direção do partido, foi criticada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que vê seu partido prejudicado com a prática da infidelidade partidária verificada no episódio. A reviravolta se deu porque quatro filiações novas feitas no partido na semana passada sob patrocínio do ex-governador Rio de Janeiro Anthony Garotinho acabaram sendo canceladas, tirando a maioria que Felipe tinha dentro da bancada do PMDB na Câmara.
Na quarta-feira, com o número definido de deputados (90) a bancada decidirá, então, definitivamente se mantém Borba, da ala governista do PMDB, ou escolhe outro deputado como seu líder. Felipe representaria a ala de oposição ao governo dentro do PMDB.