Os resultados da análise da qualidade da água para banho nas praias do litoral paranaense, divulgado nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), mostraram melhora em três locais monitorados em Guaratuba. Já no município de Matinhos, dois locais tornaram-se próprios e cinco impróprios para banho se comparados à semana anterior. Em Pontal do Paraná, um ponto tornou-se próprio e outro impróprio para banho. Na Ilha do Mel todos os locais mantiveram-se próprios. O boletim de balneabilidade é divulgado semanalmente.
O diretor de Estudos e Padrões Ambientais do IAP, Celso Bittencourt, responsável pela análise da balneabilidade, lembra que a orla paranaense é composta por 96 quilômetros de extensão. ?Isso significa que a maioria dos locais possui água de boa qualidade para banho?, esclareceu Celso. O Paraná é o único estado a divulgar os pontos de risco para banho.
Em Guaratuba tornaram-se próprios para banho os pontos localizados 120 metros à direita da Rua 29 de Abril, no balneário Barra do Saí e no Brejatuba, o ponto localizado na Rua Pedro Álvares Cabral. Em Matinhos, tornaram-se próprios os pontos localizados no balneário de Gaivotas, 50 metros à direita da Rua Padre Osvaldo Gomes e na Praia Brava de Caiobá, ponto localizado na Rua Alvorada. Em Pontal do Paraná, melhorou a qualidade da água no balneário de Ipanema, o ponto localizado na Rua Pará.
Além dos locais mencionados, o quarto boletim de balneabilidade não apresentou mudanças em relação à semana anterior. Dos 38 pontos monitorados pelo IAP, onde há maior fluxo de banhistas como determina a legislação, 20 pontos estão próprios para banho e 18 inadequados.
?Se avaliarmos que as coletas foram feitas em um período chuvoso, tanto na véspera quanto no dia, podemos considerar estável a qualidade da água para banho no litoral?, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.
Outros 15 pontos são considerados automaticamente áreas de risco pelo Instituto por estarem localizados em rios, canais e suas proximidades onde há emissão de esgoto, ficando sinalizados como impróprios durante toda a temporada.