Caiu em quase 6% o número total de mortes nas estradas federais, em relação ao Carnaval do ano passado, segundo balanço parcial divulgado pela Polícia Rodoviária Federal. A Operação Carnaval, iniciada na sexta-feira (4), termina à meia-noite de hoje. O total de feridos no período subiu 5% na comparação com 2004 ? de 1132 para 1.190.
Até ontem (8), o número de mortos era de 118, contra 123 no Carnaval do ano passado. Até a manhã de hoje, 1.791 acidentes foram registrados ? 226 a menos que em 2004.
O Rio de Janeiro é o Estado com o maior número de mortes em acidentes nas estradas (23), seguido por Minas Gerais, com 15. No ano passado, o Ceará registrou 42 mortes.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a maioria dos acidentes ocorreu no primeiro dia do período de Carnaval. A imprudência do motorista, segundo o assessor de imprensa da PRF, Alexandre Castilho, causou boa parte desses acidentes. "A pavimentação nos trechos das estradas onde houve acidentes graves não é a ideal, mas a maioria dos acidentes se deve a imprudência do motorista, embriaguez ou imperícia", afirmou.
O balanço divulgado pela PRF também aponta Minas Gerais como líder do ranking dos Estados com o maior número de acidentes pelo segundo ano consecutivo. Já foram registrados 389 acidentes, 87 a mais que no ano passado. Em segundo lugar ficou o Rio de Janeiro, com 244 acidentes.