A falta de uma política para o setor de pesca é a principal causa do baixo consumo de peixe no Brasil, avalia o Ministro da Secretária de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch. "O Brasil tinha se esquecido do seu potencial para a pesca. Há 15 anos, o governo federal tinha abandonado a política para esse setor", disse.
Segundo o ministro, a partir deste governo algumas medidas já estão sendo adotadas para mudar esse quadro. "Através da secretaria, conseguimos organizar a pesca desde a produção, conservação em frigoríficos, passando pela comercialização, questões de crédito e toda a cadeia produtiva".
De acordo com Fritsch, essa política vem possibilitando com que muitos supermercados já possam comprar o pescado diretamente do produtor, eliminando a cadeia de atravessadores, contribuindo para a redução dos preços.
O ministro disse ainda que o financiamento para a construção de embarcações de pesca em alto mar é outra medida importante no incremento do setor pesqueiro nacional, que detém apenas a 1% do mercado mundial. Esse mercado, segundo Fritsch, movimenta anualmente US$ 55 bilhões de dólares.
Segundo o ministro da Pesca, o país produz anualmente 1,5 tonelada de pescado e 30% da produção são destinadas à exportação, que vem ganhando destaque por conta da criação de camarões e de peixes de água doce.