O bairro existe há apenas 12 anos mas conta com uma infra-estrutura de "gente grande". Rua da Cidadania, escolas, unidades de saúde, Centro de Especialidades, Barracões do Linhão do Emprego e um hospital público são alguns equipamentos oferecidos pela Prefeitura de Curitiba à população do Bairro Novo, na região sul da cidade. E, nesta terça-feira, os moradores ganharam dois novos equipamentos com a inauguração de mais uma escola e uma área de lazer.

continua após a publicidade

A Escola Municipal Cecília Maria Westphalen foi inaugurada pelo prefeito Cassio Taniguchi, na manhã desta terça-feira. A nova escola tem 12 salas de aula, biblioteca, laboratório do Digitando o Futuro, quadra de esporte e capacidade para atender até 980 alunos de pré a 4ª série, já a partir de 2005. O custo da obra foi de R$ 1.230 milhão.

A escola está localizada dentro do Loteamento Novo Horizonte, destinado às famílias que viviam em situação de risco no bairro Xapinhal, uma das maiores ocupações irregulares do município. Assim que as primeiras famílias foram transferidas pela Cohab para o novo loteamento, no início deste ano, a Prefeitura construiu, emergencialmente no local, uma escola de madeira para que as crianças não ficassem sem aula. Em 10 meses, foi construída a nova escola que já conta com 255 alunos e deve ter sua capacidade total preenchida no ano que vem, com crianças de outros loteamentos da região como o Bonato e o Sambaqui.

O prefeito Cassio Taniguchi Fez questão de conhecer cada de sala de aula da nova escola e disse que através do planejamento tem sido possível oferecer uma educação de qualidade em Curitiba. "Mesmo antes da ocupação total deste loteamento, já estávamos presentes com creche e escola para os moradores que passaram a viver aqui. Esse planejamento faz com que o cidadão se sinta valorizado. É assim que temos trabalhado nos últimos oito anos", disse o prefeito durante a cerimônia de inauguração da escola.

A dona de casa Solange Lisboa Moreira, mãe de três filhos, vivia em situação de risco, às margens de um rio, no Xapinhal. Há seis meses, ela veio morar no Loteamento Novo Horizonte já com a certeza de que teria escola para os filhos bem pertinho da nova casa. "Estou muito feliz. Agora, além de morar numa casa de verdade, só minha, posso ver os meus filhos estudando numa escola tão bonita como essa. É um verdadeiro sonho pra mim", contou Solange.

Durante a inauguração, o secretário municipal da Educação, Paulo Afonso Schimidt, lembrou a situação do bairro há oito anos, no primeiro ano da gestão do prefeito Cassio Taniguchi. Naquela época, cerca de 600 crianças eram transportadas diariamente para escolas de outros bairros, por falta de vagas na região. "Desde o início, o prefeito assumiu o desafio de transformar a educação em Curitiba, especialmente nos bairros da periferia. É com muita alegria que chegamos ao fim desta gestão vendo que sobram vagas nas escolas do Bairro Novo", afirmou o secretário.

Área de lazer

"A revitalização desta área de lazer foi um pedido feito pelos moradores em uma das audiências públicas realizadas aqui. A própria comunidade escolheu o que era importante para a região", afirmou o prefeito.

Vários líderes comunitários participaram da cerimônia de inauguração da nova área de lazer do Bairro Novo. Eles fizeram questão de agradecer o prefeito pelo investimento que transformou um antigo depósito de lixo em uma grande área de lazer para a comunidade. "Esta obra é um verdadeiro presente de Natal para o nosso bairro", disse o presidente da Associação de Moradores São João Del Rey, Airton de Miranda.

Até o final do mês, outras obras de melhoria e revitalização em espaços destinados ao lazer dos curitibanos serão entregues em várias regiões da cidade. No Alto Boqueirão, por exemplo, a Secretaria do Meio Ambiente, instalou equipamentos de lazer na praça Rudolfo Miguel Hansel. O mesmo foi feito na Praça João Cláudio dos Santos, que fica no Conjunto Solar, no Bacacheri. Curitiba tem hoje 30 bosques e parques e mais 900 praças e logradouros públicos.

Logo em seguida, o prefeito inaugurou as obras de revitalização da área de lazer que fica entre as ruas Filósofo Humberto Rohden e Celeste Tortato Gabardo, também no Bairro Novo. Cassio sugeriu que os próprios moradores escolham o nome da nova área de lazer que tem 9.800 metros quadrados e conta com campo de futebol, calçadas, quadra de areia, playground, pista de skate e vestiários. O local ganhou também nova iluminação e alambrados cercando toda a área para maior segurança dos moradores.

continua após a publicidade