O presidente da Associação Brasileira de Controladores de Vôo, sargento Wellington Rodrigues, afirmou em depoimento à CPI do Apagão Aéreo na Câmara que a categoria "não é terrorista nem sabotadora". Durante o depoimento, Rodrigues confirmou informação dada pelo deputado Vic Pires Franco (DEM-PA) de que, há cerca de duas semanas, dois aviões comerciais quase se chocaram no espaço aéreo próximo à cidade de Brasília.
"Só não tenho o tipo de aeronave. Aconteceu há 15 dias. A informação que tenho é de que (as duas aeronaves) passaram bem próximas", disse o sargento. Segundo Vic Pires Franco, os dois aviões eram um Boeing e um Airbus. O Comando da Aeronáutica ficou de se pronunciar sobre o assunto.
Wellington Rodrigues informou que a Associação Brasileira dos Controladores de Vôo vai processar "todos aqueles que chamaram de sabotadores" os integrantes da categoria. No auge da crise nos serviços de controle do tráfego aéreo, o presidente da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), Milton Zuannazzi, chamou os controladores de vôo de "Bin Laden". Wellington Rodrigues, defendeu, durante o depoimento, a desmilitarização dos serviços de controle do tráfego.