Tanto o Legacy quanto o Boeing da Gol que se chocaram nesta sexta-feira (29) são aviões equipados com equipamentos anticolisão. O TCAS (Traffic alert and Collision Avoidance System ) é um equipamento que capta sinal de outro equipamento chamado transponder. Por sua vez, o transponder emite um sinal que é captado pelo radar de controle de trafego aéreo.
O TCAS utiliza o mesmo sinal para identificar aeronaves e para estabelecer se existe algum rumo de colisão. Segundo explica o diretor de segurança de vôo do Sindicato Nacional de Empresas Aéreas (Snea), Ronaldo Jenkins, é ele que dá informação para o piloto poder fazer uma manobra evasiva.
O transponder é uma antena que fica na barriga do avião, com um equipamento/monitor no painel da cabine de controle. Ao iniciar cada vôo, o piloto tem que digitar um código no transponder, que passa a emitir sinal permanentemente. O TCAS capta esse mesmo sinal e estabelece se existe rumo de colisão ou não – então, informa ao piloto qual manobra ele deve fazer. O TCAS é uma antena que fica localizada no nariz do avião, também com um monitor no painel de controle.
Não se sabe como os aviões bateram, já que estavam equipados com TCAS e transponder. Entre as hipóteses consideradas está a falha nos equipamentos. Outra possibilidade seria de os dois pilotos terem desviado para o mesmo lado. "Isso não deveria acontecer, pois o transponder e o Tcas se comunicam e instruem cada avião para desviar para um lado diferente", explica Jenkins.