O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amazonas, Alcemir Figliolo, confirmou hoje, em entrevista coletiva, o desaparecimento de um avião monomotor que transportava dez urnas eletrônicas destinadas a três comunidades indígenas na fronteira com a Colômbia.
Segundo Figliolo, o avião transportava ainda três técnicos estagiários da Universidade Federal do Amazonas (Ufam): José Gorgonha, Fagner Oliveira de Castro e Túlio Pereira Sakamoto, além do piloto, ainda não identificado. As buscas foram encerradas no início da noite de hoje.
O monomotor PTE-BK havia decolado ontem de São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro. Ele levava as dez urnas para serem instaladas nas comunidades de Pari Cachoeira, Tanuretê e Paracuá. O retorno a São Gabriel estava previsto para o mesmo dia.
As primeiras informações dão conta de que o avião pertencia à empresa JVC, de Manaus. Com seu desaparecimento, o TRE do Amazonas está providenciando o envio de novas urnas, que deverão sair amanhã de Manaus. Figliolo garantiu que os moradores daquelas localidades serão atendidos no dia das eleições.